A Marca da Maldade (1958)
País: USA, 95 minutos
Titulo Original: Touch of Evil
Diretor(s): Orson Welles
Gênero(s): Crime, Drama, Filme-Noir, Suspense
Legendas: Português,Inglês, Espanhol
Tipo de Mídia: Cópia Digital
Tela: 16:9 Widescreen
Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080










DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA
PRÊMIOS
Círculo dos Críticos de Cinema de Nova York, EUA
Prêmio Especial (Rick Schmidlin)
Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles, EUA
Citação Especial
Sociedade Nacional dos Críticos de Cinema dos Estados Unidos
Citação Especial (Walter Murch, J. Rosenbaum, Rick Schmidlin, Bob O'Neil)
Sinopse: Numa pequena cidade de fronteira mexicana, um vulto coloca uma bomba-relógio na mala de um conversível, fugindo em seguida. Um insuspeito e rico americano, Rudi Linnekar, e sua namorada, uma dançarina de strip-tease, entram no conversível e se dirigem à fronteira com os EUA.
Quando o conversível para no Posto de Fiscalização, chegam também, a pé, Ramon Miguel 'Mike' Vargas, um honrado investigador mexicano do Depto. de Narcóticos, em companhia de sua linda mulher americana, Susan Vargas, que se acham em lua-de-mel.
Pouco depois de entrar em território americano, o conversível explode violentamente, matando seus ocupantes. Mike, Susan e outras testemunhas correm, juntamente com a polícia, até o local. O promotor Adair também chega ao local, criticando o fato de Hank Quinlan, um corrupto capitão de polícia texana, não ter aparecido. Ao mesmo tempo em que pede que sua mulher volte para o hotel, Vargas oferece seu apoio não oficial ao caso, como observador. Assim, planeja ir à Cidade do México como testemunha de acusação no julgamento de Grandi, um traficante de drogas que ajudara a colocar na prisão.
Enquanto isso, Susan é abordada por Pancho, um criminoso que a leva à presença do irmão de Grandi, 'Tio' Joe Grandi. Este a ameaça, com uma arma e um charuto que quase a queima na boca, dizendo-lhe que Vargas tem que ficar de fora do julgamento do irmão. Ela o lembra que, a essa altura, seu marido já deve estar à sua procura.
De volta ao hotel, Vargas encontra Susan, que acabara de chegar de seu encontro com Grandi. Por questões de segurança, sugere que ela siga logo para a Cidade do México, onde ficará a aguardá-lo. Ao sair do hotel, Vargas é atacado por um jovem da gangue de Grandi, que lhe joga ácido no rosto.
Quinlan e seu comparsa, o Sgt. Menzies, juntamente com outros policiais, sob o pretexto de investigarem a explosão, vão até o Clube de Strip-Tease, onde conversam com a proprietária. Ao sair de lá, Quinlan vai ao bordel de Tanya, sua antiga amante, onde lhe pergunta se ouviu alguma coisa a respeito do atentado à bomba, prometendo-lhe voltar depois.
Na manhã seguinte, Grandi planeja envolver Susan num crime de sexo/drogas, a fim de forçar Vargas a desistir de testemunhar contra seu irmão preso. Quinlan sugere a Vargas que Susan estará mais segura no Motel Mirador, no México. Vargas aceita a sugestão sem saber que o Motel é de propriedade de Grandi.
Juntamente com Vargas, Quinlan procura Manolo Sanchez, um antigo empregado de Linnekar e amante da filha deste, Marcia. Ele diz que Sanchez tinha motivos para acabar com a vida de Linnekar. Vargas sai por um instante, a fim de telefonar para Susan e, ao voltar, percebe que Quinlan 'plantou' evidências que podem incriminar Sanchez.
Ao verificar que Vargas percebeu que as evidências foram 'plantadas', Quinlan procura Grandi, já que ambos querem vê-lo longe do caso.
Enviados por Grandi e sob a orientação de Quinlan, Pancho e seu grupo chegam ao Motel para aterrorizar Susan. Depois de cortarem sua linha telefônica, uma das líderes do grupo ameaça abrir a porta com uma chave-mestra para uma noite de orgias com drogas.
Vargas começa, por conta própria, a investigar Quinlan, determinado a mostrar que ele 'plantou' as evidências contra Sanchez. Menzies procura Quinlan para lhe falar das intenções de Vargas. Quinlan corre até o hotel onde Vargas conversa com o promotor. Ao chegar lá, zomba do investigador mexicano, ao mesmo tempo em que o promotor diz ter certeza de que Quinlan é um policial correto.
No Motel, Susan é drogada. Como parte do plano de Grandi, ela é raptada e levada inconsciente para um apartamento do Hotel Ritz, de sua propriedade, onde é deixada semi-nua numa cama, ao lado de restos de drogas. Quinlan força Grandi a telefonar para a polícia e dizer a Menzies que as autoridades podem encontrar Susan drogada no Hotel Ritz. Em seguida, Quinlan mata Grandi.
Al Schwartz avisa Vargas que sua esposa encontra-se presa, acusada de envolvimento com drogas e de ter cometido um assassinato. Por outro lado, convencido de que Quinlan tem a ver com o ocorrido, Menzies alia-se a Vargas para desmascará-lo.
O plano de Vargas consiste em Menzies usar um microfone escondido para gravar uma conversa com Quinlan que o incrimine. Menzies consegue gravar a conversa, como planejado mas, ao final, Quinlan descobre o microfone e atira em seu melhor amigo. Vargas, que vinha seguindo os dois, aparece de repente para pegar Quinlan. Este, rapidamente, aponta a arma em direção a Vargas, mas, embora mortalmente ferido, Menzies consegue matar o capitão de polícia corrupto.
Schwartz chega com Susan num carro e corre para o local onde se acham Menzies e Quinlan. Vargas, por outro lado, abraça sua mulher dizendo-lhe que, afinal, está tudo acabado.
Elenco: